sábado, 1 de novembro de 2008

FITIJ

O "FITIJ" - Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, tem trazido a Santarém e à região dezenas de agrupamentos estrangeiros, numa grande festa do teatro e das artes em geral. Tem mantido características muito próprias que lhe conferem uma identidade especial, tais como uma programação de qualidade onde se inserem espectáculos produzidos e realizados por jovens actores portadores de deficiencias - CRINABEL (Lisboa), APPACDM (Santarém), ARNPC (Porto), e também grupos estrangeiros com idênticas caracterísitcas.
O trabalho de “Arte Terapia” feito com crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital de Santarém, as acções de formação técnica e artística para todos os participantes, as animações de rua, exposições e outras actividades, completam os programas, cada vez mais cuidados e do gosto do público.
Uma das consequências mais regulares e enriquecedoras tem sido o intercâmbio cultural que sempre se estabelece entre os grupos dos vários países participantes.
O Festival foi considerado pelo Jornal Público como uma das mais importantes manifestações culturais da zona centro do País, sendo apoiado por diversas instituições oficiais, entre as quais se destacam a Câmara Municipal de Santarém, o Ministério da Cultura, o Instituto Português da Juventude, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Delegação Regional do Inatel, e a União Europeia.

Sem comentários: